Assim como todas as profissões, o corretor de imóveis precisa se manter atualizado nas transformações do mercado que afetam – positiva e negativamente – a sua atuação.

Manter-se atento ao que acontece, tendências e surgimento de ferramentas é essencial para estar sempre atualizado e poder potencializar suas funções, entregando sempre o melhor para seus clientes.

Em uma entrevista com Sergio Langer, fundador da agência digital Hosher, especializada no mercado imobiliário, conversamos sobre as transformações dos corretores de imóveis e o que os profissionais da área precisam saber para continuarem atualizados.

O SEGREDO PARA CONTINUAR ATUALIZADO

“O corretor de imóveis ele vem se transformando nos últimos anos. Eu acompanho muito o mercado americano que, para mim, é uma referência para tudo, não só para o mercado imobiliário…”, comenta Langer.

Para quem deseja estar atualizado sobre as tendências que possivelmente vão surgir no mercado imobiliário brasileiro, é essencial estar atento aos Estados Unidos. Pois, pela nossa experiência, é notório que as coisas acontecem lá fora para depois repercutirem aqui no Brasil.

“Tudo acontece lá [Estados Unidos] e lá o corretor de imóveis é um ser super especialista na profissão.” continua Langer. “Ele estuda muito. Ele tem orgulho de ser corretor de imóveis e aqui no Brasil isso está mudando. A gente percebe que cada vez mais o que o corretor está virando especialista do segmento dele, se ele trabalha no econômico, no médio, no alto padrão, se ele trabalha com imóveis rurais. Cada vez mais ele está se especializando e entendendo de pessoas. O que eu já ouvi muito de corretor, é o corretor de imóveis não tem que entender só de imóveis tem que entender pessoas, porque ele transaciona com pessoas e quando ele entende de pessoa, ele consegue vender o que ele quiser.”

E esse é o ponto chave no qual eu sempre compartilho com as pessoas: o seu cliente, muitas vezes, está mais interessado na experiência do que nas especificações do imóvel. Ele quer saber mais sobre a qualidade de vida, sobre a experiência que aquele lugar proporcionará para ele, para sua família.

Entender, portanto, o que o cliente deseja é essencial – e, para isso, você precisa entender de pessoas, entender suas motivações, seus desejos, suas possibilidades.

Segundo Langer, “a gente percebe cada vez mais uma profissionalização do segmento. A gente fala em estatísticas, em mais de 350 mil corretores no Brasil. Corretor no Brasil já foi uma profissão que todo mundo queria ser no boom do mercado imobiliário. Depois com a crise muita gente saiu e a gente cada vez mais vê agora a especialização do corretor, ele entendendo dos nichos dele, ele estudando cada vez mais e cada vez mais sendo um profissional de vendas para atender esse consumidor que está em transformação. O consumidor que comprava imóvel há 20 anos hoje já é diferente, hoje já é o filho da segunda, terceira geração. Então, esse corretor tem que entender bem de pessoas.”

Uma coisa é certa: se você quer acompanhar as transformações do mercado e não ficar para trás, você precisa se qualificar. Hoje, na era da informação em que vivemos, é muito mais fácil você conseguir se capacitar – quantos conteúdos nós encontramos facilmente, quanto acesso à informação de qualidade, divulgação de eventos, de palestras, cursos?

O mercado imobiliário muda constantemente – e provavelmente passará a mudar ainda mais rápido, assim como vários outros setores e profissões. Portanto, se você quer acompanhar essas mudanças, você precisa se transformar também.


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Edgar Ueda, sócio fundador do Instituto Êxito,  fundador da Neximob, empresa de inteligência imobiliária, palestrante e escritor best-seller dos livros, Kintsugi – O poder de dar a volta por cima, Desvendando a caixa-preta do sucesso e O poder do método, Idealizador do Inside Imob, um dos maiores eventos de Inteligência Imobiliária da América Latina, idealizador do Podcast Inside Imob Cast.

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9 respostas

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