A maioria dos empreendedores do mercado imobiliário faz um estudo bem superficial, raso sobre o empreendimento e acaba correndo o risco de ter um empreendimento fracassado. Isso é muito comum!

Eu lancei 56 empreendimentos nos meus últimos cinco anos e meio, completando seis anos agora, e a minha empresa é especializada em resolver quando um empreendimento foi fracassado.

Por isso eu criei a metodologia TurnAround.

Dos 56 empreendimentos, praticamente 38 empreendimentos a 40 empreendimentos eram fracassados. E a maioria desses empreendimentos fracassados tinha uma origem ou de uma má escolha de uma área, ou uma má concepção de um projeto.

Então, a área até poderia ser a área correta, mas na hora de conceber o empreendimento, concebia-se de forma equivocada. Por exemplo, a metragem errada.

Mas voltando para falar ainda sobre a escolha da área, o que eu vejo que inviabiliza muito o empreendimento é a infraestrutura externa, a água, rede de esgoto, energia e asfalto, normalmente tem, mas às vezes não tem.

E o que inviabiliza bastante essa parte de infraestrutura, é a parte de água e saneamento, porque às vezes você tem que fazer um elevatório às vezes você tem que fazer um alongamento. Às vezes você vai ter que buscar água a três, quatro quilômetros, e a rede de esgoto também.

E poucos observam isso, embora seja básico.

Mas eu já vi várias situações. Às vezes tem que fazer supressão, às vezes tem uma nascente no meio, o cara não sabe respeitar a circunferência. Ou tem uma linha de alta tensão, qual que é o recuo em que ele não pode construir? Enfim, tem vários fatores.

Às vezes ela não está no perímetro urbano, não está na expansão urbana. E aí você tem que mudar o zoneamento. Eu, com o meu sócio, já compramos áreas que levaram sete anos para mudar o zoneamento.

O que eu quero dizer com tudo isso? Se você quer ser um empreendedor sério do mercado imobiliário, se você quer ter sucesso com seus empreendimentos, você precisa fazer estudos aprofundados, ouvir diferentes profissionais, sair do raso, ter um planejamento estratégico.

O que um empreendedor, um incorporador ou construtor, consegue durante anos ou décadas, de repente, se ele falhar em um ou dois empreendimentos, ele quebra o seu negócio.

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Edgar Ueda,  fundador da Neximob, empresa de inteligência imobiliária, palestrante e escritor best-seller dos livros, Kintsugi – O poder de dar a volta por cima, Desvendando a caixa-preta do sucesso e O poder do método, Idealizador do Inside Imob, um dos maiores eventos de Inteligência Imobiliária da América Latina, sócio fundador do Instituto Êxito, idealizador do Podcast Inside Imob Cast.

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