As parcerias são essenciais para o sucesso de qualquer pessoa, em qualquer ramo no qual ela atue – e no mercado imobiliário isto não seria diferente.

Porém, muitas vezes o conceito e a proposta de parceria parece ser muito mal-entendido e por isso muitas pessoas acham que parceria é só receber. Além disso, parceria parece algo extremamente formal e, por isso, muitas pessoas compreendem errado o assunto e não conseguem formar parcerias que realmente podem contribuir para seu crescimento ou até mesmo o crescimento de seu negócio.

Em uma entrevista que fiz recentemente com Felipe Adauto, que escreveu em seu livro 8 princípios do sucesso, e um dos princípios se trata exatamente sobre formar parcerias, conversamos um pouco a respeito do assunto.

“Quando eu falo de parceria eu falo qual é a imobiliária que o corretor trabalha, é uma parceira mesmo?”, questiona Felipe Adauto. “O contrário é verdadeiro? A imobiliária, quem é o corretor parceiro? Quem é o correspondente parceiro? Quem é o advogado que é parceiro? As agências que são parceiras? Porque elas representam também e falam muito sobre o seu trabalho. Então não é só parceria de corretor para corretor, é a parceria em um todo, […] são todas as pessoas que envolvem o seu negócio.”

Para você realmente formar parcerias é necessário ter uma visão 360º, realizar um overview. Pois, para você firmar parcerias que realmente valem a pena você precisa primeiro você ter essa visão e se perguntar: quais são as possibilidades da parceria? E isso está estabelecido até mesmo antes de qualquer ação. Então, você realiza um mapeamento estratégico para entender quem são os possíveis parceiros e como começa a se relacionar.

Como estimular o crescimento mútuo

Muitas vezes prevalece, dentro do mercado imobiliário, uma visão de que a “culpa é do outro e não minha” e isso é um grande desafio do mercado hoje.

Mas o que isso está relacionado com parceria?

“O mercado [imobiliário] envolve várias pessoas no processo de compra e venda: interessado, intermediador, vendedor, instituição financeira.”, explica Adauto. “E eu vejo que esses profissionais não estão alinhados, não existe uma parceria de todas essas partes para entender o todo e ver que todo mundo pode se ajudar e facilitar essa operação.”, completa.

Além disso, existem muitos profissionais despreparados e que não investem em si mesmos, e empresas que não investem em seus profissionais e acabam colocando a culpa das vendas no corretor, por exemplo.

E o dono de uma empresa, seja ele o dono de uma imobiliária, construtora, incorporadora, loteadora, ele é co-responsável, mesmo porque a liderança é dele, ele é o dono do negócio, claro que existe outas co-responsabilidades e participações, mas se deu certo ele contribuiu, se deu errado ele contribuiu.

E aí vem com essa ideia, esse paradigma ruim de pobreza, de escassez que é: “Não vou qualificar o meu profissional, o meu funcionário ou colaborador, porque ele vai sair daqui da empresa, eu gastei o dinheiro, eu joguei dinheiro fora”.

Mas o que eu acredito é o seguinte: se você não qualificar, você está criando uma empresa fadada ao fracasso.

Na minha experiência, em minha empresa, eu sempre tive esse contato direto com meus colaboradores, funcionários, para que eles buscassem treinamento, especializações, crescimento profissional.

O meu livro surgiu baseado nisso. Por três anos seguidos eu fiz um pequeno livro que se chamava Livro de Ouro, que era da minha empresa, e entregava para os corretores de imóveis. Neste livro tinha um manual do sucesso, dentro da minha ciência e dentro da minha validação.

Assim, eu imprimia e dava para os corretores lerem. E, além disso, também dava treinamentos. E quando eu contratava um treinamento, principalmente eu pagava caro pelos treinamentos, eu buscava que os funcionários participassem dos treinamentos.

Essa é a essência das parcerias dentro do lugar em que você trabalha. A visão de entregar e receber. Assim, os profissionais crescem e a empresa também cresce.


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Edgar Ueda, fundador da Neximob, empresa de inteligência imobiliária, palestrante e escritor best-seller dos livros, Kintsugi – O poder de dar a volta por cima, Desvendando a caixa-preta do sucesso e O poder do método, Idealizador do Inside Imob, um dos maiores eventos de Inteligência Imobiliária da América Latina, idealizador do Podcast Inside Imob Cast, sócio fundador do Instituto Êxito.

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