A maioria dos empreendedores está pensando pura e simplesmente no produto dele, então quando ele olha no loteamento, no condomínio ou em uma comunidade planejada, ele tem a tendência de só olhar o parcelamento de solo, de só olhar de repente se ele vai colocar um street mall, se ele vai colocar uma área de lazer, ele só olha dentro daquele quadrado no qual ele já está acostumado a olhar.
Mas, existe uma sistemática muito maior do que isso: qual é o vetor de crescimento? Qual é o público-alvo?
Por exemplo, tem várias cidades e regiões onde um empreendimento criou um novo vetor de crescimento para aquela faixa. Tem outras regiões que foi inserido um condomínio de um padrão diferente dos outros condomínios já existentes dentro daquele mesmo bairro.
“Se a gente conseguir um bairro onde haja uma diversidade de renda” afirma José Rocha, um dos maiores players de comunidades planejadas do Brasil, “as famílias vão crescendo, um irmão tem um sucesso financeiro diferente do outro, um vai ser funcionário público, o outro virou empreendedor, então um está melhor financeiramente, mas eles são irmãos, eles viveram uma vida inteira, tem a sinergia da família. Nada melhor do que você ter um imóvel que seu irmão possa estar morando de você e você possa estar morando melhor, porque afinal de contas, você pode pagar uma casa maior e etc., mas nem por isso vocês estão em bairros diferentes, em um mundo diferente.”.
Ou seja, tem que ter uma visão mais macro dentro do setor imobiliário para quem deseja empreender e pensar fora da caixa, fazer diferente, inovar e trabalhar com comunidade planejada.
E isso se começa ao fazer uma pesquisa para ter um planejamento muito mais estratégico e, também, é necessário ser um pouco mais ousado para ter coragem de falar: “não, aqui eu vou criar uma nova demanda”.
Pensar do mesmo jeito sempre pode limitar completamente a sua possibilidade de atuação e empreendedorismo, especialmente no mercado imobiliário que tem se inovado cada vez mais.
Encarar novas formas de você criar e, especialmente, de produzir novas demandas.
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Edgar Ueda, fundador da Neximob, empresa de inteligência imobiliária, palestrante e escritor best-seller dos livros, Kintsugi – O poder de dar a volta por cima, Desvendando a caixa-preta do sucesso e O poder do método, Idealizador do Inside Imob, um dos maiores eventos de Inteligência Imobiliária da América Latina, idealizador do Podcast Inside Imob Cast, sócio fundador do Instituto Êxito.
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