Com certeza você já ter ouvido em algum lugar que o fim dos corretores de imóveis está próximo. Em grande parte, isso se deve ao avanço de novas tecnologias e funcionalidades tecnológicas que simplificam a vida dos compradores.

Mas, além disso, existe também a opinião de que “não deu certo na vida, vira corretor”. Você já pode até ter ouvido falar disso: a dona de casa está entediada de ficar em casa vira corretora; o aposentado quer ter uma terapia ocupacional vira corretor. Quando o mercado estava muito aquecido era médico virando corretor, advogado virando corretor, dentista virando corretor.

E, com isso, cria-se a ideia de que o corretor de imóveis não é uma profissão tão necessária e que, mais cedo ou mais tarde, vai acabar deixando de existir, sendo substituída por tecnologias e suas funcionalidades práticas para os clientes que buscam por imóveis.

Mas quando o assunto é o fim dos corretores de imóveis, as opiniões sobre acabam sendo muito diversas – inclusive, dentro do próprio mercado imobiliário.

Mas, em uma entrevista recente feita com o Leandro Lorenzo, um profissional com mais de 12 anos de experiência dentro do mercado imobiliário, conversamos sobre o assunto e sobre as transformações que essa profissão está sofrendo e o que você pode fazer a respeito.

Segundo Leandro, o fim está próximo para os corretores amadores. E quem são estes? Ele explica da seguinte forma:

“Antes, o corretor dependia da imobiliária para poder vender, para poder ter cliente, para poder ter uma sala. Com as tecnologias que estão surgindo agora, está acontecendo o movimento do empoderamento do corretor de imóveis. Hoje, com a tecnologia, ele não precisa mais disso. Ele não depende mais desses elementos que a imobiliária proporcionava no passado para ele conseguir vender. E ainda fica mais claro e evidente que não é a imobiliária que vende imóvel. Imobiliária precisa recrutar e treinar pessoas e transformá-las em bons profissionais. E mantê-las como bons profissionais. Quem vende imóvel, é o corretor. Quando o corretor começa a entender isso, quando a imobiliária começa a entender isso, começa a mudar a dinâmica do mercado. Enquanto isso, os corretores começam a utilizar as tecnologias, o conhecimento, as suas habilidades, justamente para se tornar um corretor desejado pelo mercado. Então, o corretor que conseguir entender essa dinâmica, aproveitar essas tecnologias e principalmente, as parceiras, para ele se fortalecer perante esse mercado competitivo da tecnologia e se posicionar enquanto profissional de destaque, ele não vai sucumbir. Agora, o corretor que não enxergar isso, infelizmente está com os dias contados.”

Como evitar ficar para trás em um mercado competitivo?

Diante disto tudo, fica claro que o corretor tem duas opções: ou busca se atualizar e utilizar toda essa tecnologia a seu favor, ou ele espero pelo fim da sua atuação no mercado imobiliário.

De um lado você tem o desafio de um mercado que está ficando cada vez mais aquecido, com cada vez mais profissionais competitivos e atualizados. Do outro lado, o seu desafio é com as tecnologias que oferecem funcionalidades que, muitas vezes, superam sua atuação.

Mas uma coisa que você deve ter em mente é que essa a constante por desenvolvimento que deve ser uma premissa dos profissionais da área de imóveis. Pois, não tem outro caminho se você não investir em conhecimento.

E o conhecimento que vai te gerar esse desenvolvimento e permitir que você se mantenha no mercado, ele está em um livro, está em uma palestra, uma imersão, o conhecimento está na internet, está todo lugar, mas tem que buscar, tem que ter interesse.

É necessário, portanto, parar de usar muletas, parar de ficar de justificando o fracasso colocando a culpa de que não tem tempo ou não tem dinheiro, especialmente quando existem tantos formatos diferentes de conteúdos pagos e gratuitos disponíveis para quem quiser aprender e crescer. E quanto mais você aprender e colocar em prática, mais você vai evoluir.

Portanto, não. O corretor de imóveis não é uma profissão destinada a acabar em breve. Mas, assim como milhares de outras profissões, está e vai continuar se transformando com as tecnologias e novidades do seu setor.

Adquira agora mesmo “O Poder do Método”, a bíblia de sucesso do mercado imobiliário. Aprenda como multiplicar milhões! Acesse o link:

https://edgarueda.com.br/segredos-imobiliarios/

Edgar Ueda, fundador da Neximob, empresa de inteligência imobiliária, palestrante e escritor best-seller dos livros, Kintsugi – O poder de dar a volta por cima, Desvendando a caixa-preta do sucesso e O poder do método, Idealizador do Inside Imob, um dos maiores eventos de Inteligência Imobiliária da América Latina, idealizador do Podcast Inside Imob Cast, sócio fundador do Instituto Êxito.

 Siga nas redes sociais: linkme.bio/edgaruedaoficial        

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.