Entre tantas possibilidades no mercado imobiliário, uma das que mais me fascina, pelo enorme potencial de retorno financeiro, além de promover um grande desenvolvimento de uma região, é o empreendimento ligado às comunidades planejadas.
Para falar sobre isso, entrevistei José Rocha Filho, um dos maiores players do mercado de comunidade planejada e de parcelamento de solo.
Comunidade planejada é aquele bairro que foi pensado do começo ao fim, desde o parcelamento do solo, o loteamento, o projeto em si e tantas outras fases, inclusive o modo especial de fazer as vendas.
Nesse tipo de empreendimento, em vez de pensarmos simplesmente em um loteamento, para vender lote a lote, pensamos principalmente na futura ocupação da área com prédios, lojas e escritórios, procurando ter uma visão prévia de como aquele bairro irá evoluir e como ele irá se integrar com os bairros ao seu redor e ao próprio município em que se encontra e, em muitos casos, até mesmo com os municípios vizinhos.
Isso muda completamente a perspectiva do empreendimento, se compararmos com um negócio de loteamento convencional.
O grande atrativo das comunidades planejadas
Quando se trata de comunidade planejada, é preciso ter o entendimento de que o trabalho do empreendedor, o trabalho do investidor nesses projetos não termina com a entrega da primeira ou da segunda fase, não termina com a entrega das obras. É preciso ir além, é preciso estar envolvido na constituição do bairro, na constituição do local em torno do conceito próprio desta palavra “comunidade”.
Na verdadeira comunidade, existe uma grande vitalidade social, e é isso que devemos buscar quando falamos em comunidades planejadas.
O que é essa vitalidade? É o vizinho ajudar o vizinho, as pessoas se conhecerem, trocarem gentilezas, é poder contar com o vizinho para olhar seu filho, dar comida para o seu cachorro em um final de semana que você vai viajar ou vigiar sua casa enquanto você está fora.
Esse sentido de comunidade, de um ajudar o outro, é o que falta nos bairros nos quais a gente mora normalmente hoje em dia. E é o que acaba sendo o grande diferencial de um empreendimento de comunidade planejada, quando ele é realmente bem-feito.
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Edgar Ueda, fundador da Neximob, empresa de inteligência imobiliária, palestrante e escritor best-seller dos livros, Kintsugi – O poder de dar a volta por cima, Desvendando a caixa-preta do sucesso e O poder do método, Idealizador do Inside Imob, um dos maiores eventos de Inteligência Imobiliária da América Latina, sócio fundador do Instituto Êxito, idealizador do Podcast Inside Imob Cast.
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