[ 1 de outubro de 2020 by Inside Imob 0 Comments ]

Charrete meeting como ferramenta de trabalho no mercado imobiliário

Charrete meeting como ferramenta de trabalho no mercado imobiliário

Com mais de três décadas de atuação de sua empresa na área imobiliária, Takeda concluiu: “A gente sempre notou essa forma um pouco deslocada das pessoas fazerem um projeto. Existia um especialista na área de marketing, de vendas, mas eles não se comunicavam com os projetistas. Não existia uma sinergia. Eu ficava muito incomodado com isso, porque quem tem o maior grau de entendimento do mercado ou das dores das pessoas que irão comprar o produto é o pessoal de vendas ou do pós-vendas, aqueles que sentem na carne todas as necessidades do cliente. Então, eu me perguntava: por que não conversar com os projetistas quando algo não funciona e dizer ‘não faz sentido isso que você está fazendo’?”.

Foi em função dessa constatação que a Takeda Design começou a chamar pessoas da área do marketing e da área de vendas e a conversar com elas. A ideia era descobrir um sistema em que fosse possível reunir todos os profissionais ligados a um projeto, em um workshop concentrado para trocar experiências.

Takeda relatou: “Foi em 2013, no 20º Congresso do Novo Urbanismo, que conhecemos a ferramenta charrete. Foi uma experiência magnífica quando percebemos que já existia algo pensado, um sistema organizado para que a gente pudesse fazer trabalhos colaborativos. Um sistema já validado durante 20 anos nos Estados Unidos”.

Sem dúvida alguma, o fato de estar todo mundo reunido ao mesmo tempo em um mesmo lugar faz com que as ideias e soluções sejam estimuladas, porque, à medida que uma ideia surge e é compartilhada, ela estimula que outras ideias surjam como consequência, e o processo se enriquece, os resultados se tornam mais completos. Essa é uma técnica fantástica, é como se fosse um brainstorming que vai surgindo em tempo real, gerando a definição do projeto.

Uma variante brasileira bastante interessante e com resultados também incríveis foi criada pelo pessoal da Takeda Design e chamada de Concepthor. O workshop Concepthor se utiliza de um processo silencioso, ou seja, que não é falado, mas sim desenhado. Mesmo as pessoas que não sabem desenhar têm seu espaço garantido no processo, pois bastam simples rabiscos e algumas palavras-chaves para tornar possível colocar suas ideias no quadro de modo que as outras pessoas entendam rápida e claramente o que está sendo apresentado. Com essa compreensão, cada um pode dar sua opinião e sua contribuição, de modo a provocar uma melhora contínua do projeto em questão, uma superação contínua dos obstáculos, em uma espiral ascendente de criatividade.

Fica evidente a grande importância de nos profissionalizarmos cada vez mais no mercado imobiliário. Ferramentas como o charrete meeting ajudam a trazer os grandes players envolvidos para o momento de projetar um empreendimento e participar das definições e decisões que são fundamentais. Com isso, diminui muito a probabilidade de erros.

Errar no ramo imobiliário sai muito caro, pode custar vidas e até mesmo toda uma empresa. Em contrapartida, sai bem mais barato projetar com mais precisão e mais cuidado. É muito barato fazer a ideação, e é infinitamente melhor simular do que errar na prática. Eu acho que todos os incorporadores já estão se dando conta disso, que é muito mais fácil discutirmos profundamente todo o processo logo de início antes de sair executando sem ter informações e análises suficientes para nos dar a segurança de que estamos no caminho certo.

O processo de charrete meeting nos permite projetar com mais controle das variáveis, prevendo possibilidades e gerando soluções mais acertadas, minimizando os erros durante a execução da obra e, portanto, gerando grandes economias e excelentes resultados.

Outra vantagem a considerar é que fazer um produto mais assertivo, mais correto, que realmente esteja dentro da vontade das pessoas, é muito mais interessante para o empreendedor, porque se torna tão mais fácil de vender.

Adquira agora mesmo “O Poder do Método”, a bíblia de sucesso do mercado imobiliário. Aprenda como multiplicar milhões! Acesse o link: https://edgarueda.com.br/segredos-imobiliarios/

Edgar Ueda,  fundador da Neximob, empresa de inteligência imobiliária, palestrante e escritor best-seller dos livros, Kintsugi – O poder de dar a volta por cima, Desvendando a caixa-preta do sucesso e O poder do método, Idealizador do Inside Imob, um dos maiores eventos de Inteligência Imobiliária da América Latina, sócio fundador do Instituto Êxito, idealizador do Podcast Inside Imob Cast.

Siga nas redes sociais: linkme.bio/edgaruedaoficial              

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *