[ 22 de abril de 2020 by Inside Imob 0 Comments ]

Virando a chave para começar a vender no mercado imobiliário

O começo da carreira no mercado imobiliário pode ser muito difícil para quem acabou de entrar nesse ramo.

Dificuldades pessoais e nossas próprias limitações podem nos impedir de dar passos certeiros que mudam a nossa trajetória e nos impulsionam para vendas lucrativas.

A trajetória do Wagner Bonato, hoje um dos maiores nomes no mercado imobiliário e especialista em vendas e estratégias de marketing imobiliário no Brasil, também começou com algumas dificuldades, que logo foram superadas a partir da sua forma de encarar o mercado no qual havia se inserido – o que fez tudo se transformar nessa trajetória de sucesso.

Em uma entrevista com Edgar Ueda, Wagner conta o seguinte sobre o seu começo de carreira no mercado imobiliário e como ele superou as dificuldades iniciais:

Entrevista com Wagner Bonato:

 “Quando eu comecei essa jornada no mercado imobiliário, há 12 anos, eu comecei como muito corretor de imóveis, com aquele sonho de ganhar dinheiro, porque o mercado imobiliário te dá essa oportunidade, não é? De você sonhar muito, de você sonhar grande, e da mesma forma eu entrei nesse mercado.

 

Mas eu entrei num momento difícil, num momento que eu tinha uma empresa que não estava indo muito bem. Eu saí dessa sociedade, ferrado, endividado, quebrado, e fui me aventurar na vida como corretor de imóveis. Geralmente, você fica com aquela expectativa, não é?

 

“Nossa, agora vai ser um bum, vou vender um imóvel por semana”, e quando você se depara com a dificuldade que é o mercado imobiliário, que exige realmente um grau de maturidade, um grau de conhecimento avançado, você começa a perceber as dificuldades.

 

Eu era um cara que tinha tido uma experiência já em vendas, em outros setores, eu já tinha sido um executivo numa multinacional, então, supostamente, eu achava que para mim ia ser fácil, e, na verdade, foi o contrário, foi muito difícil, e eu estava num momento difícil também de vida, e então naqueles dias difíceis, com outra formação, pensando várias vezes em desistir, “puxa, está difícil esse mercado, não é para todo mundo, não é para mim”, então chegou um momento em que eu pensei assim: “espera aí, mas se eu tenho aqui corretores que estão tendo sucesso, corretores que estão ganhando dinheiro, conquistando ótimos resultados, o que me diferencia dessas pessoas? O que me faz diferente delas?”.

 

E então o que eu fiz? Eu fiz uma coisa que eu acho que todo corretor novato deveria fazer, ou até aquele cara que está sem resultado, o que eu fiz? Eu colei nas pessoas que estavam tendo resultado, e comecei a ver como é que eles faziam, o que eles faziam de diferente de mim? O que eu não fazia?

 

Então, eu comecei a perceber várias coisas que eles faziam e que eu tinha medo, eu tinha bloqueios. O momento da virada foi justamente o momento em que eu parei e pensei assim: “ou eu tomo coragem e começo a fazer as coisas que eu tenho medo e que me bloqueiam, ou eu vou ficar fora desse mercado, porque o que eu estou vendo é que quem tem resultado são as pessoas que fazem algo diferente, são aquelas que têm coragem de fazer algo diferente”, não é?”.

 

O começo pode ser muito difícil!

Mas buscar entender as nossas próprias limitações, nos aproximarmos de pessoas nas quais queremos nos espelhar e observar com atenção o que funciona e o que não funciona é uma estratégia que pode mudar toda a nossa atuação e alavancar a carreira de corretores iniciantes.

 

O Wagner também comentou nessa entrevista sobre seus desafios com a timidez. E, como nós sabemos, uma habilidade importante para toda pessoa que trabalha com o público, que trabalha no mercado imobiliário, é ser bom em se comunicar.

 

Como esse rapaz tímido foi capaz de superar esse obstáculo? Ele contou abaixo:

Desafio com a timidez para corretores de imóveis

“Eu estou numa imobiliária que tinha um monte de corretores, tinham uns 200, 300 corretores, e ao meu redor era um U de mesas de corretores, era corretor para caramba.

E a galera falava alto para caramba, e tinha corretor ali com 20, 30 anos de mercado, era um pessoal mais velho, e eu tinha vergonha de ligar para os clientes na frente deles e não saber dar uma resposta, não saber o que falar para os clientes, e então foi que eu comecei a colar nas pessoas que estavam tendo resultado, que realmente vendiam e que conquistavam premiações como o primeiro em vendas e etc., foi então que eu percebi que o problema era eu, eu é que tinha que ter coragem de fazer aquilo que eles faziam, isso já tinham passado três meses e eu não tinha feito nenhuma venda, eu já estava querendo desistir do negócio, e no quarto mês eu falei assim: um mês eu vou fazer tudo que eu não tenho coragem de fazer, e então aconteceu a minha primeira venda.

E quando acontece a primeira venda você vê que funciona, porque até lá parece que o negócio não funciona, parece que você nunca vai vender, então eu vendi e dali para frente as coisas começaram a mudar, comecei a ter mais venda, mais resultado, vendi quatro imóveis no outro mês, depois teve um outro lançamento, eu vendi sete no mesmo mês, e aí foi, cara. E a minha carreira como profissional teve um crescimento muito rápido.”

 

Ou seja, é importante virar a chave na nossa mentalidade para encarar o mercado no qual nos inserimos e estarmos prontos para observar e agir.

A experiência do Wagner nos mostra muito como é importante você buscar se reinventar. Às vezes nós podemos ser muito bons em algo e não sabermos disso por justamente nunca termos dado uma chance de descobrir essa habilidade e capacidade.

É claro que mudar requer muita coragem. E, para quem está se inserindo agora no mercado imobiliário, é extremamente importante que você seja capaz de ter coragem para mudar: superar seus limites, observar pessoas ao seu redor em quem você pode se espelhar e sempre buscar se reinventar.

 

Edgar Ueda, sócio fundador do Instituto Êxito,  fundador da Neximob, empresa de inteligência imobiliária, palestrante e escritor best-seller dos livros, Kintsugi – O poder de dar a volta por cima, Desvendando a caixa-preta do sucesso e O poder do método, Idealizador do Inside Imob, um dos maiores eventos de Inteligência Imobiliária da América Latina, idealizador do Podcast Inside Imob Cast.

Acesse: www.neximob.com.br / www.insideimob.com.br / www.opoderdometodomi.com.br / www.riconomercadoimobiliario.com.br

Siga nas redes sociais: @insideimob / @edgaruedaoficial

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *