[ 11 de fevereiro de 2020 by Inside Imob 0 Comments ]

Inteligência artificial no mercado imobiliário

Inteligência artificial e seus inúmeros benefícios para o mercado imobiliário

Será que a máquina vai substituir o homem no futuro? Essa pergunta ecoa na cabeça da humanidade desde a primeira revolução industrial até os dias de hoje. A cada avanço tecnológico vê-se um aumento não só do número de aparelhos eletrônicos, mas também de novas tecnologias a serem exploradas, novas ferramentas e sistemas que facilitam o trabalho humano e permitem que ele vá além. Um exemplo disso é a Inteligência Artificial (IA), que bem diferente do que se vê em filmes de ficção de científica, está mais próxima do cotidiano do que as pessoas imaginam. O Google, por exemplo, é capaz de fornecer resultados rapidamente para fazer suas buscas e o GPS calcula a melhor rota entre a partida e a chegada porque ambos usam IA.

Inteligência artificial
Mas o que realmente é a Inteligência Artificial e como ela funciona?

A inteligência artificial é um conjunto de tecnologias de análise e processamento de dados, onde um computador é capaz de cruzar milhares de variáveis, enquanto o ser humano em média apenas seis, e, a partir desses dados, extrair conhecimento de uma forma mais automática para tirar uma conclusão. Os modelos de IA tentam, na maioria das vezes, fazer uma predição ou previsão de futuro baseado em dados que aconteceram no passado. Diversas empresas já utilizam dessa inteligência para facilitar na hora de investir, inclusive para prever futuras ações do mercado imobiliário, onde os algoritmos analisados auxiliam a prever o preço e outras unidades imobiliárias na mesma área, e assim facilitam o investimento na hora da compra ou venda de algum imóvel.

As vantagens da Inteligência Artificial no mercado imobiliário

O uso da tecnologia vai trazer ainda mais mudanças para o mercado imobiliário, especialmente para o corretor de imóveis. Os bots, por exemplo, ajudam a atingir potenciais compradores através de plataformas de mídias sociais, especialmente nos anúncios visitados pelos potenciais compradores. Inserir geolocalização e exibição de similares de acordo com o perfil podem ser adicionados ao site ou aplicativo para celular, assim é possível exibir imóveis na região onde o usuário está passando no momento. Através do acompanhamento diário dos resultados obtidos com esses anúncios é mais fácil investir mais recursos onde existe um retorno melhor. Os corretores também podem obter dados mais robustos de um lead, onde a IA ajuda a contextualizá-los para que tenham informações necessárias para solidificar relações com seus possíveis clientes. Além disso, pode ajudar os corretores a preverem o que os compradores desejam e encontrar imóveis mais rapidamente de acordo com informações sobre suas preferências, afinal, a rede armazena dados sobre o comportamento de consumo como hábitos, gostos, rotinas e milhares de outras informações. O profissional economiza tempo e melhora sua parte estratégica, através de uma visão sobre a melhor forma de avaliação, abordagem, nutrição e fechamento.

A Inteligência Artificial também pode agilizar o processo de venda de imóveis, com a rápida digitalização de documentos de compra e venda, importando esses dados para uma plataforma de Gestão de Relacionamento com Cliente, ou CRM, onde ficam concentrados todos os procedimentos, permitindo que o profissional os acesse de qualquer lugar. Essa economia de tempo faz com que o corretor concentre seus esforços no fator humano. Os próprios chatbots, controversos ainda porque muitas perguntas requerem respostas humanas, ao responderem perguntas básicas dos clientes, permitem que os corretores se concentrem em um estágio mais avançado da negociação. 

Inteligência Artificial como nova aliada dos profissionais do mercado imobiliário

Apesar de todos esses avanços, ainda há um longo caminho a ser percorrido e, por mais que o computador possa assumir o lugar do ser humano em algumas ações, especialmente facilitando as mais difíceis, a compra e venda de imóveis é um processo emocional e os clientes querem a ajuda de um especialista. Porém, o Big Data, conjunto de dados armazenados que cria o banco de informações sobre os clientes, é fundamental para aqueles que desejam usar a tecnologia como aliada. As empresas e profissionais que usarem a Inteligência Artificial a seu favor vão se sobressair no mercado e, consequentemente, aumentar a carteira de clientes e o número de vendas.

Por @insideimob

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